Tema 2025

TEMA: 
A luta contra o racismo: reconhecer para transformar

JUSTIFICATIVA:
A luta antirracista constitui uma pauta extremamente relevante para a sociedade atual, já que o racismo se manifesta, há séculos, em variadas esferas da sociedade brasileira. Ainda hoje, não são raras as situações em que diversas pessoas sofrem opressão apenas devido à cor de sua pele e a outras características físicas associadas aos traços étnicos fenotípicos — características externas, morfológicas, fisiológicas dos indivíduos, ou seja, aquelas que determinam a aparência do indivíduo.

O racismo é definido como um conjunto de ideias, pensamentos e ações depreciativas e discriminatórias em relação a um grupo social ou étnico, partindo do pressuposto da existência de raças superiores e inferiores. Essa forma de preconceito ocorre tanto de forma explícita, por meio de agressões e discursos de ódio voltados às populações não brancas, quanto de maneira estrutural, por meio da limitação de oportunidades relacionadas à educação, à saúde e ao trabalho, por exemplo, e da baixa representatividade em espaços de poder.

Diante desse cenário, reconhecer e combater o racismo, em suas diferentes manifestações, é um passo essencial para superá-lo e amenizar as consequências negativas desse tipo de opressão. Nesse sentido, para que haja uma sociedade ética, inclusiva, que valorize e respeite a diversidade humana em todas as suas formas, é necessária uma postura ativa de denúncia e luta contra o racismo, por meio de ações individuais e coletivas que não só sejam contra as práticas racistas, mas que combatam insistentemente, por meio de ações efetivas, tais condutas discriminatórias. É preciso, portanto, construir uma sociedade antirracista.

PROPOSTA DE REDAÇÃO:
A partir do que foi lido, solicita-se aos alunos:

• DO ENSINO FUNDAMENTAL: um texto narrativo que contenha, obrigatoriamente, os cinco elementos da narrativa: enredo, personagens, espaço, tempo e narrador.

• DO ENSINO MÉDIO: um texto dissertativo-argumentativo que contenha, obrigatoriamente, uma contextualização do tema, uma tese (um ponto de vista a ser defendido), argumentos que sustentem o posicionamento do escrevente e uma conclusão que arremate o que foi discutido ao longo de todo o texto.

PROPOSTA DAS PRODUÇÕES ARTÍSTICAS:
A partir do que foi lido, solicita-se aos alunos:

• Criação Livre, com base no tema, constituído por pinturas, desenhos, vídeos e todas as expressões que transformarem materiais em imagens e objetos com sentido artístico.


Fale Conosco

    (77) 3423-9330 / 3423-9346 / (77) 99961 0241