Ilustração da Campanha do Projeto Lápis na Mão da TV Sudoeste

Tema


SER(TÃO) ASSIM: SABERES E VIVÊNCIAS DA REGIÃO SUDOESTE.

O tema 2022, traz aos alunos participantes do Projeto Lápis na Mão, a oportunidade de conhecerem mais sobre a região Sudoeste da Bahia. A biodiversidade e as manifestações culturais da nossa região que são exuberantes e registram a história de seu povo.

Seja caatinga ou mata atlântica, chapada ou agreste, a fauna e a flora desse lugar carregam os saberes e as vivências de diferentes gerações até os dias de hoje. A arte, a música, a literatura, o comércio; os Mongoiós, os Pataxós, os Ymborés; a língua(gem) dos baianos que aqui vivem: tudo (r)existe para que lembremos de nossas raízes.
O sertão fala por nós: orgulho de ser Sudoeste!

Tendo em vista o exposto acima, os alunos devem produzir um texto sobre o tema: SER(TÃO) ASSIM: SABERES E VIVÊNCIAS DA REGIÃO SUDOESTE, abordando as peculiaridades mais relevantes dessa região tão rica socioculturalmente.

ATENÇÃO: os candidatos do Ensino Médio devem escrever um texto dissertativo-argumentativo. Já os candidatos do Ensino Fundamental devem escrever um texto narrativo.

Dúvidas Frequentes

Diante do novo formato do projeto Lápis na Mão, é comum termos dúvidas. Por isso, selecionamos algumas informações mais relevantes para você.
SAIBA MAIS

Edições anteriores

Aqui você encontra algumas informações dos anos anteriores e pode conhecer um pouco mais sobre o Projeto Lápis na Mão.
Ícone de uma troféu
Vencedores
Ícone de retratos
Galeria de Imagens
Patrocinadores
Apoiadores
Realização
Logotipo da TV Sudoeste