É importante que o estudante escreva um texto que esteja ligado à proposta de redação do começo ao fim. Uma estratégia para cumprir isso é trabalhar com todas as palavras-chave presentes no tema. Além disso, é interessante que os alunos tentem fugir de ideias clichês/batidas e apresentem, nas produções, informações atuais, criativas e significativas.
Vale lembrar que o texto precisa ter começo, meio e fim bem definidos e bem pensados. A redação deve seguir uma linha de pensamento que faça sentido e que contenha os elementos mais importantes de cada tipo textual (narrativo para o ensino fundamental e dissertativo-argumentativo para o ensino médio).
O estudante precisa mostrar que conhece os meios linguísticos necessários para a construção de um texto claro, interessante e criativo. Isso significa que, na redação, o aluno precisa usar vários recursos coesivos para organizar melhor o conteúdo de sua produção, a exemplo dos conectivos, dos pronomes, dos sinônimos, entre outros. Isso contribuirá para que as ideias no texto fiquem mais bem relacionadas e ajudará o aluno a evitar repetições desnecessárias na escrita.
Para a construção de um texto coerente, é importante que o estudante faça um planejamento textual antes mesmo de começar a escrever. Nesse momento, é hora de definir, cuidadosamente, as informações que aparecerão no início, no meio e ao final do texto, e, também, de pensar sobre como organizá-las estrategicamente para falar sobre o tema da melhor forma possível. Isso ajudará o aluno a elaborar um texto instigante e que se destaque do geral.
O Lápis na Mão é um concurso de redação que avalia as habilidades de escrita dos estudantes. Por isso, é fundamental que se produza um texto dentro da modalidade formal da língua portuguesa, respeitando as regras da Gramática Tradicional. A dica é prestar bastante atenção quanto à grafia das palavras, à pontuação, à concordância (singular/plural e masculino/feminino), à utilização letras maiúsculas e minúsculas, entre outras regras. Isso contribuirá para que o texto atenda ao que a banca de avaliação espera do aluno.
No momento em que o aluno for escrever o texto, é importante lembrar de todas essas dicas e colocá-las em prática. Além disso, elaborar a redação com calma, fazer uma boa revisão antes de entregar a versão final do texto, ter dormido bem na noite anterior e se hidratar ao longo da escrita são ações que ajudarão bastante os estudantes.
Créditos:
Dicas elaboradas por Filipe Santos Guerra (doutorando/PPGLin/UESB) e Ana Clara Benevides Lopes (mestranda/PPGLin/UESB). Revisadas por Profª Drª Márcia Helena de Melo Pereira (DELL/PPGLin/UESB), coordenadora da banca de avaliação dos textos do Projeto Lápis na Mão.