Tema 2024

TEMA:
Equidade e respeito às diferenças: caminhos para uma sociedade mais inclusiva.

JUSTIFICATIVA:
A temática da inclusão é extremamente relevante para a sociedade atual. A inclusão envolve garantir que todas as pessoas, independentemente de suas diferenças individuais, tenham acesso igualitário a oportunidades, direitos e recursos em todos os aspectos da vida, tais como educação, trabalho, saúde, lazer e participação na comunidade.

Discutir a inclusão, portanto, é essencial, uma vez que nos ajuda a reconhecer e a valorizar a diversidade humana em todas as suas formas, incluindo diferenças físicas, cognitivas e emocionais, que, por vezes, são negligenciadas, estigmatizadas ou ridicularizadas pela sociedade contemporânea. Hoje, chamamos essa forma de discriminação — baseada na suposição de que pessoas que apresentam questões físicas, cognitivas e/ou emocionais diferentes das demais são inferiores ou menos capazes — de “capacitismo”.

Esse é um problema sério que precisa ser reconhecido e combatido em todas as esferas da sociedade, e a educação e a conscientização são ferramentas importantes nessa luta diária contra o capacitismo. Logo, promover a sensibilização sobre barreiras que impedem a participação plena de certos grupos na sociedade e identificar maneiras de superá-las é de suma importância para garantir a inclusão. A partir disso, é possível trabalharmos na construção de uma sociedade mais justa, solidária e democrática, em que todos possam se sentir respeitados, aceitos e integrados.

ATENÇÃO CATEGORIA REDAÇÃO!

A partir do que foi lido, os alunos deverão desenvolver:
• DO ENSINO FUNDAMENTAL: um texto narrativo que contenha, obrigatoriamente, os cinco elementos da narrativa: enredo, personagens, espaço, tempo e narrador. Mais especificamente, o que se espera desses estudantes é a produção de uma “narrativa de ficção”.

A narrativa de ficção refere-se a uma forma de expressão literária na qual os eventos, personagens e cenários são imaginários/fictícios. Ao contrário da narrativa não ficcional, que se baseia em fatos/experiências reais, a narrativa ficcional dá aos escritores a liberdade de desenvolver tramas, inventar personagens e explorar diferentes universos e situações para entreter, expor ideias ou explorar temas complexos. Isso permite que eles ofereçam aos leitores uma experiência única e envolvente.
As narrativas ficcionais podem assumir várias formas. O importante, aqui, é que elas transportem os leitores para um mundo imaginário, onde possam experimentar novas ideias, emoções e perspectivas.

Vários elementos são essenciais para criar uma narrativa de ficção cativante. Alguns deles são:
ENREDO: É a sequência de eventos que compõem a história. Ele inclui o conflito principal, os acontecimentos que o desenrolam e o desfecho da narrativa.
PERSONAGENS: São os indivíduos fictícios que povoam a história. Eles podem ser heróis, vilões ou personagens secundários, e suas ações e motivações impulsionam o enredo.
CENÁRIO: É o contexto físico e temporal no qual a história se desenrola. Pode ser um lugar real ou imaginário e é fundamental para estabelecer o clima e a atmosfera da narrativa.
PONTO DE VISTA: Refere-se ao modo como a história é narrada e quem está contando a história. Pode ser em primeira pessoa (quando o narrador é um personagem da história), em terceira pessoa (quando o narrador é externo à história) ou em segunda pessoa (quando o narrador se dirige diretamente ao leitor).
CONFLITO: É a força motriz da narrativa e envolve uma luta ou oposição entre personagens ou forças. Pode ser interno (conflito dentro de um personagem) ou externo (conflito entre personagens ou com forças externas).
TEMA: É a mensagem central ou o significado subjacente da história.

• DO ENSINO MÉDIO: um texto dissertativo-argumentativo que contenha, obrigatoriamente, uma contextualização do tema, uma tese (um ponto de vista a ser defendido), argumentos que sustentem o posicionamento do escrevente e uma conclusão que arremate o que foi discutido ao longo de todo o texto.


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